quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Boa tarde!


Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro

“Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.”


------------------------------------------------
“Arthur olhava para a tela, sentindo
falta de alguma coisa importante. De
repente deu-se conta do que era.
- Tem chá nesta nave?”

------------------------------------------------

Arthur Dent acorda um belo dia e descobre que sua casa está prestes a ser demolida para construção de um desvio. Mas seu amigo, Ford Perfect, avisa-o que essa é a menos de suas preocupações, pois o planeta Terra está prestes a ser destruído para construção de uma via expressa hiperespacial. Ford também revela que, na realidade, é um extraterrestre.

Enquanto isso, em outro lugar da galáxia, Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia, e sua amiga Trillian decidem roubar a nave Coração de Ouro, que funciona com um gerador de improbabilidade infinita.

De um jeito completamente inexplicável, Ford e Arthur conseguem escapar para o espaço e são resgatados justamente por Trillian e Zaphod. Daí por diante eles vão se aventurar pela Galáxia, viajando pelo tempo/espaço, para descobrir as verdades sobre a Vida, o Universo e tudo mais.

------------------------------------------------------
“É, essa é excelente, mesmo. Parece uma
coisa muito importante, mas ao mesmo
tempo não quer dizer nada de muito
específico. Quantos caminhos é preciso
caminhar? Quarenta e dois. Excelente,
excelente! Com essa a gente enrola todo
mundo.”

------------------------------------------------------

NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Esse livro é ótimo para quem quer dar boas risadas. As situações em que os personagens se encontram são absurdamente cómicas. Aliás, os personagens em si são completamente imprevisíveis! Douglas Adams tem uma criatividade que deixa qualquer um impressionado!

A história é completamente Nonsense (sem sentido). Você não vai entender como funcionam metade dos equipamentos descritos e, para falar a verdade, isso não vai interferir em nada. Também a várias pausas para explicações ridículas sobre coisas inúteis, mas que são muito divertidas.

Se você parar para analisar, o enredo da história é simples e a linguagem também, apesar de haver vários termos ‘específicos’ criados pelo autor. Os personagens são inusitados.

Arthur é um terráqueo comum e bem simplista que sobreviveu à destruição da Terra por um milagre. Trillian, uma terráquea que conheceu Zaphod numa festa e foi embora com ele seis meses antes da destruição. Ford é um ET que escreve para o ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’ e que ficou 15 anos preso na Terra. Zaphod, um ET que operou o próprio cérebro para não se lembrar do que precisava fazer. E Marvin é um robô depressivo.

Mas o que mais me chamou a atenção nesse livro (e nos outros as série) foram as sátiras feitas sobre o comportamento das pessoas e sobre a forma como pensamos sobre determinados assuntos. Por exemplo: Arthur fica mais desesperado ao perceber que não existiam mais Big Macs do que ao saber que Londres desapareceu do mapa.

Adorei esse livro e recomendo para todos, mas principalmente para aqueles que estão se sentindo meio para baixo. Com certeza ele vai alegrar o seu dia.



Já terminei de ler ‘O Restaurante no Fim do Mundo’ e ‘A Vida, o Universo e Tudo Mais’. Estou lendo ‘Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!’, o 4º livro da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...