domingo, 24 de junho de 2012

O Ladrão de Raios

Boa noite!

Hoje começo as resenhas da série 'Percy Jackson e os Olimpianos'.


Título: O Ladrão de Raios
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca

"E se os deuses do Olimpo estivesse vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apoixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade."


--------------------------------------------------
"Depois que assimilei o fato de que meu
professor de latim ser um cavalo, fizemos
um passeio agradável, embora tivesse tido
o cuidado de não andar atrás dele. Não
confiava na parte de trás de Quíron tanto
quanto confiava na da frente."
--------------------------------------------------

 Percy Jackson é um garoto de 12 anos disléxico, com déficit de atenção e com uma tendência a arrumar confusões. Por isso, ele difícilmente dura mais de um ano em uma escola.

Após uma série de eventos confusos envolvendo monstros, professoras psicóticas e uma caneta que vira espada, Percy acaba no Acampamento Meio-Sangue. Lá, ele descobre que os deuses do Olimpo ainda vivem e que ele, na verdade, é um semideus.

O problema é que, no momento, há uma grande confusão entre os deuses, pois o Raio-Mestre de Zeus foi roubado. E agora Percy e seus novos amigos, Grover e Annabeth, tem poucos dias para recuperá-lo e trazer a paz de volta ao Olimpo.

--------------------------------------------------
"Se houver uma aranha a um quilometro
de distância de mim, ela me encontrará.
Eu odeio aquelas coisinhas rastejantes."
--------------------------------------------------

Apesar de a série 'Percy Jackson e os Olimpianos' ter sido lançada antes, eu comecei a ler 'As Crônicas dos Kane' antes e, por isso, já era fã de Rick Riordan. Adoro a forma como ele consegue misturar a atualidade com os mitos antigos, sejam gregos, romanos ou egípcios.

Na verdade, comprei essa coleção de presente para minha sobrinha alguns anos atrás. Ela já leu faz um bom tempo, mas eu só tirei o tempo agora.

A linguagem é simples, como se é esperado de um livro juvenil. Nesse primeiro livro a história é contada apenas do ponto de vista de Percy. E é aventura do começo ao fim, a poucos momentos 'parados'. Isso também não é estranho porque a missão que Percy e cia recebem deve ser executada em poucos dias.


Outra coisa que me agrada bastante nas histórias desse autor são os comentários e observações irônicos/cômicos que aparecem no meio da narração. Eles quebram os momentos de tenção, deixando o 'clima' mais leve e tornando a história mais atrativa aos jovens leitores.

Os personagens são interessantes. Você acaba tendo sentimentos ambiguos sobre a maioria deles no decorrer da série. Principalmente em relação aos deuses.

A forma sutil como certos assuntos são abordados no meio da trama também chamaram minha atenção. O sentimentos dos semi-deuses com relação à ausência de afeto de seus pais mortais e/ou imortais, por exemplo. Ou então, a vontade/medo que eles tem de imprecionar/decepcionar seus pais deuses. A história gira muito em torno disso: relações familiares complicadas.

Esse livro tem um fim, mas com brechas abertas para que fique claro que há uma continuação.

Gostei muito do livro, mas sou meio suspeita para falar pois eu sou uma apaixonada por mitologia. Recomendo para aqueles que gostam do tema, mas PRINCIPALMENTE para os (pré)adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...