segunda-feira, 11 de junho de 2012

Praticamente Inofenciva

Boa noite!


Título: Praticamente Inofenciva
Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante

“As inúmeras mudanças políticas, culturais e, principalmente, tecnológicas que aconteceram nesse período influenciaram os rumos da narrativa e tornaram Praticamente inofensiva uma obra singular. Mas, em vez de perder o tom, Adams parece ainda mais irônico e profundo ao divagar sobre a vida, o Universo e tudo mais.

Situações hilárias, personagens imprevisíveis, descrições poéticas e paisagens surrealistas se mesclam com perfeição, resultando numa trama cheia de suspense, comédia e filosofia. Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos.

Praticamente inofensiva é o toque final de Adams nessa divertida história. Não importa se faz parte da "trilogia" ou não: ele é o último presente do autor para os mais de 15 milhões de fãs que adotaram sua obra como ícone de uma geração.

------------------------------------------------------
“A história da Galáxia ficou meio confusa
por vários motivos: em parte porque aqueles
que tentavam acompanhá-la ficaram meio
confusos, mas também porque coisas
incrivelmente confusas aconteceram de fato.”
 ------------------------------------------------------

Arthur está viajando pelo tempo/espaço em busca de um cantinho para chamar de lar após o desaparecimento de Fenchurch. Ele acaba indo para em um planeta chamado Lamuella.

Ford está tentando descobrir quais os planos que a empresa InfiniDim tem para o Guia dos Mochileiros da Galáxia. E Trillian virou uma super jornalista intergalática.

Enquanto isso, em uma 'dimensão alternativa' Tricia McMillan estava inconformada com o fato de não ter embarcado na nave de Zaphod.

Será que Tricia vai encontrar seu rumo na vida? Será que Ford vai conseguir impedir a InfiniDim? Será que Arthur vai achar seu lugar no Universo? Será que essa história toda vai fazer algum sentido no final?

---------------------------------------------------
“Um erro comum que as pessoas cometem
quanto tentam projetar coisas completamente
à prova de imbecis era subestimas a 
ingenuidade dos imbecis completos.”
---------------------------------------------------

Quinto livro da série e último dos quais eu li. Diferente do livro anterior, este volta a ser uma aventura de ficção-científica nonsense.

Zaphod não aparece na história. Nem Marvin. Mas Random, filha de Arthur e Trillian, entra na história.

Eu gostei muito deste livro. As reviravoltas são fantasticas e divertidas. As parte que ocorrem no planeta Lamuella, em especial, são as minhas preferidas. Ah! E não podemos esquecer que esse livro prova que Elvis não morreu! (risos)

Mas o mais impressionante é o final. Tive de lê-lo três vezes para ter certeza de que eu tinha entendido direito. Aí parei e pensei: 'Eu NÃO acredito que terminou assim!'. Quando o choque passou, peguei um ataque de risos. E depois fui ler 'Branca de Neve e o Caçador'.

Esse livro está mais do que recomendado. Ainda há mais um volume nessa série: 'E Tem Outra Coisa...'. Mas eu ainda não tenho previsão de quando irei adquiri-lo.


Ainda essa semana eu posto a resenha de 'Branca de Neve e o Caçador'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...